Como abrir um consultório médico

Como abrir um consultório médico

Abrir um consultório médico é o sonho de muitos profissionais que sonham em ter a sua própria carteira de clientes, maior autonomia e rendimentos mensais melhores.

Sabendo disso, a Passos e Fernandes, sua assessoria contábil especializada em médicos e profissionais da área da saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Continue conosco até o final do artigo para conferir o passo a passo completo para abertura do seu consultório e esclarecer dúvidas importantes.

Como abrir um consultório médico [Passo a Passo]

Abrir um consultório médico envolve uma série de etapas que vão desde a escolha do local ideal até a obtenção do CNPJ, licenças e alvará de funcionamento.

Para orientar você no processo de abertura do seu consultório, a nossa equipe preparou o passo a passo abaixo. Vale a pena conferir!

1.Planejamento e pesquisa:

  • Defina a especialidade do consultório que você deseja abrir e o público-alvo que pretende atender.
  • Analise a concorrência local e identifique o que outros consultórios oferecem, bem como, o que você pode fazer para se diferenciar.

2.Escolha da localização:

  • Escolha um local de fácil acesso para os seus pacientes, com estacionamento próximo disponível, se possível.
  • Considere fatores como visibilidade, acessibilidade para transporte público e proximidade a outras instalações médicas.

3.Legalização e regulamentação:

  • Verifique com um contador, os requisitos legais e regulamentares para abrir um consultório médico.
  • Obtenha licenças e autorizações necessárias para que o seu consultório possa entrar em funcionamento.
  • Além disso, registre o estabelecimento no Conselho Regional de Medicina (CRM).

4.Estrutura e instalações:

  • Escolha um espaço adequado para o consultório, considerando a quantidade de salas necessárias, espaço para recepção e banheiros.
  • Adquira o mobiliário necessário, como mesas, cadeiras, macas, armários, entre outros.
  • Adquira equipamentos como balanças, computadores, televisão, telefone e impressora.

5.Equipe e pessoal:

  • Contrate recepcionistas e a depender do porte do consultório, pessoal administrativo e auxiliar de limpeza.
  • É muito importante que os profissionais contratados tenham registro em carteira de trabalho e todos os direitos trabalhistas garantidos, incluindo férias, 13º, FGTS e salário compatível com a categoria.

6.Marketing e divulgação:

  • Desenvolva uma estratégia de marketing para promover seu consultório médico, incluindo a criação de site, redes sociais e materiais de marketing impressos.
  • Estabeleça parcerias com outros profissionais de saúde e clínicas da região para receber pacientes por indicação.
  • Ofereça serviços de qualidade e trate bem seus pacientes para obter recomendações positivas boca a boca.

Lembre-se de que cada etapa requer cuidado e atenção aos detalhes para que o seu consultório médico seja o verdadeiro sucesso que você deseja.

Qual o custo para abrir um consultório médico?

O custo para abrir um consultório médico pode variar em função de uma série de fatores, dentre eles o porte e a localização do estabelecimento.

É muito importante estruturar um planejamento financeiro completo, prevendo todos os custos para estruturar e iniciar o negócio, incluindo aluguel de um espaço comercial, reforma, aquisição de mobília e equipamentos, contratação de pessoal, marketing e inauguração.

Do ponto de vista de legalização do consultório, os custos que você terá são os seguintes:

  • Taxa de registro na Junta Comercial: O valor da taxa cobrada pela Junta Comercial varia de acordo com o estado e o tipo de CNPJ que será constituído.
  • Certificado digital: Custo com a aquisição de um certificado digital para assinar alguns documentos eletronicamente e trocar informações com o fisco.
  • Honorários da contabilidade: Valor cobrado pelo escritório de contabilidade que ficará responsável por conduzir os trâmites de abertura do consultório.
  • Registro no CRM: Será necessário efetuar o pagamento de uma taxa para registrar o consultório no CRM – Conselho Regional de Medicina.

Para saber mais e obter um orçamento detalhado para abrir um consultório médico, entre em contato conosco!

Quanto um consultório médico paga de imposto?

O valor que um consultório médico paga de imposto varia em função de alguns fatores, dentre eles, o volume de faturamento do estabelecimento, sua localização e o regime tributário que será utilizado.

Por falar nisso, quanto ao regime tributário, os regimes mais utilizados por consultórios médicos, são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

  • Simples Nacional para consultório médico: No Simples a tributação é progressiva, ou seja, aumenta de acordo com o faturamento, partindo de 6% mas, podendo chegar a uma alíquota efetiva de 19,50%.
  • Lucro Presumido para consultório médico:  No Lucro Presumido a alíquota é fixa, ou seja, não muda, independente do volume de faturamento. A depender do seu município, essa alíquota será fixada entre 13,33% e 16,33.

Para saber mais, montar um planejamento tributário e economizar no pagamento de impostos ao abrir um consultório médico, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Como legalizar e abrir um consultório médico

O processo de legalização para abrir um consultório médico é composto por algumas etapas. Confira todas as orientações no passo a passo abaixo.

1.Contrate um escritório de contabilidade

A primeira coisa que os médicos precisam fazer para abrir um consultório, é buscar o suporte e orientação de uma contabilidade especializada.

O contador vai cuidar de todos os trâmites para abertura do CNPJ, bem como, para que você pague o menor imposto e mantenha suas obrigações em dia com o fisco.

2.Separe os documentos necessários

Na sequência e com a orientação da contabilidade, você precisará separar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, o que inclui:

Em caso de dúvidas com relação aos documentos, o nosso time de especialistas fornecerá todas as orientações necessárias.

3.Aguarde a legalização do consultório

Após contratar um contador e separar os documentos listados no tópico anterior, você precisará aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para legalização do seu consultório, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Funcionamento;
  • Liberação do Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Registro do consultório médico no CRM.

Para saber mais e abrir um consultório médico com o apoio de especialistas, sem complicação ou dor de cabeça, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Como uma contabilidade digital, atendemos negócios de todas as partes do país!